blog

Por que diversificar investimentos em outros países?

15/02/20

Por que diversificar investimentos em outros países?

“É só isso que meu dinheiro rendeu em um ano?!” — É a pergunta que a maioria das pessoas fazem ao calcularem os seus “ganhos” com a poupança ou outra renda fixa, que tem rendido apenas entre 3% - 4% ao ano. Então, começa a ficar claro por que diversificar os investimentos.

Porém, mais do que obter melhores rendimentos e fazer o seu dinheiro trabalhar para você, diversificar também é importante para assegurar seu patrimônio. Principalmente, em um país como o Brasil, cuja moeda já mudou várias vezes.

Assim, além de diversificar sua carteira de investimentos, é super importante diversificar investindo em países com moedas mais fortes, como os EUA, por exemplo.

Quer saber mais por que diversificar investimentos e investir no exterior? Aprenda agora com a Pride One!

Por que diversificar investimentos fora do Brasil

Em primeiro lugar, temos a questão do risco.

De fato, corremos um risco maior quando concentramos nossos recursos em uma única moeda. Afinal, o futuro é incerto, não é verdade?

Ainda mais em se tratando do Brasil.

Você consegue lembrar quantas vezes nossa moeda já mudou? Ou, quantas crises econômicas, políticas e sociais já vivenciamos?

Relembrando nossa história

Tivemos nossa independência em 1822. Nesse meio tempo o Brasil teve dez moedas! Vamos contar?

  • Período colonial: Réis e Mil Réis; 
  • 1942: Cruzeiro;
  • 1967: Cruzeiro Novo;
  • 1970: Cruzeiro;
  • Anos 1980: Cruzado e Cruzado Novo;
  • Anos 1990: Cruzeiro, Cruzeiro Real e Real;

Enfim... Uma série de volatilidades que são geradas por vários motivos.

Mais recentemente, passamos por uma crise dessas. Pela segunda vez, depois de 20 anos, tivemos o impeachment de uma presidente. Consequentemente, lidamos com uma grande instabilidade econômica

Só para exemplificar, vivemos novamente uma onda de populismo, com uma tentativa de gerar votos por meio de uma prosperidade não sustentável.

Ou seja, não faltam exemplos de situações que desestabilizam nossos mercados e nossa moeda

Nesse meio tempo, o mercado de ações caiu bastante, a economia ficou comprometida, o Dólar e outras moedas internacionais subiram em relação ao Real e por aí vai!

A solução é diversificar com estratégia

Nós nunca sabemos qual país apresentará o melhor resultado. Ou o que acontecerá no futuro. Por isso é interessante diversificar os investimentos entre os países do globo, visando economias mais fortes, ficando de olho às mudanças mundiais.

Por exemplo, os EUA são ótimos para começar a colocar essa estratégia em prática. Diferentemente do Brasil, os EUA têm um histórico centenário de instituições sólidas, bem como respeito aos investidores.

O país tem o que chamam de row of the law. Ou seja, a lei vale para todos, é efetivamente cobrada e cumprida, de uma maneira geral. E isso também acontece no mundo financeiro

Nesse sentido, nos EUA o nível de governança corporativa é muito mais alto. A intervenção do Estado na economia é muito menor. Finalmente, vemos nesse cenário um histórico de mais de 200 anos de respeito ao investidor.

Só para ilustrar, temos a IBM - stock ticker (IBM); ano de fundação 1911, 3M - stock ticker (MMM); fundação 1902, e Coca-Cola - stock ticker (KO); fundada em 1886. Pagadores de dividendos crescentes e interruptos durante 20, 61 e 57 anos respectivamente. Falaremos mais sobre dividendos, nos próximos conteúdos. Então, fique ligado!

EUA e além!

A partir dos EUA, nós temos acesso a praticamente todos os mercados. Isso justifica por que diversificar investimentos em moeda norte-americana.

Pois, nós conseguimos operar através de ações ou ETF’s, (Exchange Traded Fund), em qualquer país do mundo, acessando outras bolas de valores. Na Europa, e até mesmo na Ásia. 

Então, os EUA acabam sendo um hub do mercado mundial. Lá, conseguimos fazer qualquer operação e diversificar investimentos não apenas em dólar, não apenas em empresas, em bonds americanos também.

Vencendo a incerteza

Voltando à questão da incerteza, gostaria de trazer dois exemplos reais. 

Aqui de Orlando, onde estou produzindo esse conteúdo, conheci duas situações de como a diversificação pode ser a diferença entre ter algum patrimônio ou não ter nada. Um deles é positivo, e outro, é negativo

Vamos lá...

Juan

Primeiramente, vamos meditar sobre o caso agudo que foi a Venezuela.

Há cerca de 30 anos atrás, esse era um país mais rico que o Brasil. Só para ilustrar, seu PIB - per capita era muito maior que o do Brasil.

Por outro lado, depois da ocorrência de governos populistas na Venezuela, a nação se viu em destruição econômica, o que acabou com o mercado financeiro do país. 

Quem tinha recursos lá, acabou perdendo tudo

Foi o caso de um conhecido meu, o Sr. Juan.

Dono de uma indústria na Venezuela, Juan tinha um patrimônio de mais de US$ 20 M. Hoje, vive e trabalha nos EUA fazendo serviços de manutenção predial e residencial, tentando pagar a contas, enfim, sobrevier.

Juan tem uma vida digna, mas está muito longe do patrimônio e padrão de vida que um dia teve na Venezuela, antes da crise.

Xavier

Por outro lado, também conheci o argentino Sr. Xavier. 

Ao contrário de Juan, Xavier aproveitou seus recursos e o bom momento do seu país para investir no mercado imobiliário dos EUA. Assim, comprou alguns imóveis comerciais na Flórida.

Isso foi antes da crise se acentuar na Argentina, que culminou no corralito, em 2001. Mas, como diversificou seus investimentos, Xavier conseguiu manter uma parte do seu patrimônio intocada

Desse modo, teve uma base para reconstruir sua vida de uma maneira muito mais tranquila nos EUA.

Viu por que diversificar investimentos em outros países é fundamental para a segurança financeira?

A Argentina, até hoje, segue com a economia lastimável. Mas, Xavier foi capaz de se proteger e manter certo padrão de vida. 

Logo, investir internacionalmente pode ter um alto impacto no seu bem-estar futuro. Ou melhor, a garantia desse bem-estar.

Voltando o olhar para o Brasil

Não quero dizer com tudo isso que o Brasil irá passar por uma situação como da Venezuela, por exemplo. De fato, esta é uma situação pouco provável na nossa realidade. Mas, não 100% descartável! 

Acima de tudo, fica evidente que não temos como ter certeza do que atingirá uma nação.

Nós não sabemos exatamente o que irá acontecer no futuro e por isso é muito importante fazer essa diversificação.

Outro aspecto que podemos comprovar matematicamente é a curva de capital quando temos uma carteira diversificada. 

Um país como o Brasil, por conta dos motivos que já apresentamos, apresenta mais volatilidade. Consequentemente, é comum que os preços subam mais do que no mercado americano de ações, nos momentos de mercado de alta. Então, quando caem, caem mais, nos períodos de mercados de baixa.

Falando da carteira de investimentos, isso gera uma curva de capital bem acidentada. Por outro lado, se colocarmos outro ativo menos volátil na carteira, no final, a nossa carteira vai se movimentar menos. Ou seja, apresentar menos volatilidade.

Isso significa ter uma rentabilidade maior no longo prazo, lidando assim com uma volatilidade menor.

Ora, é tudo que nos queremos para o nosso patrimônio investido, não concorda?


Banner-Envio-Mundo-Pride-One

Vamos diversificar investimentos juntos?

Quem você quer ser no final das contas: Juan ou Xavier?

Enquanto você se pergunta por que diversificar investimentos em outros países, um grande risco cerca seus recursos. Você vai pagar para ver o que acontece?

Infelizmente, o Brasil é um país que apresenta o pior nível de diversificação internacional. 99% dos investidores brasileiros concentram os seus investimentos apenas em território nacional. 

Em contra partida, nos EUA, esse índice chega a 62%. Na Alemanha, chega a 58%. 

Logo, essa concentração de investimentos é cultural dos brasileiros. Até porque, no passado, era mais difícil investir fora do país.

Mas hoje a situação é outra! Você tem todo suporte necessário para garantir a segurança do seu patrimônio financeiro.

Conte com a Pride One e vamos implementar a estratégia certa para seus recursos!

#eusouprideone #iamprideone

Carlos Augusto
Founder / CEO – Pride One

Se você gosta do meu trabalho, seja um Patrono para me encorajar a fazer mais. Obrigado!

Compartilhe esse conhecimento

Artigos Relacionados

Relação entre câmbio e expansão de negócios a nível global
27/02/24

Câmbio: O Segredo para Expandir seus Negócios Além das Fronteiras

Descubra a importância do entendimento de câmbio para alavancar seu negócio. Dicas práticas e essenciais para expansão de negócios à nível global.
Qual a diferença entre correspondente cambial e banco convencional
04/02/24

Qual a diferença entre Correspondente Cambial e Banco Convencional e por que isso importa para o seu bolso

Descubra qual a diferença entre correspondente cambial e banco convencional e qual o mais inteligente para o seu caso.
Reflexões sobre investir em si mesmo e como isso pode mudar a sua forma de pensar em todas as áreas da vida
11/01/24

Por que e como investir em si mesmo para construir um patrimônio sólido a longo prazo

Como começar a investir em si mesmo e expandir seu universo de tomada de decisão a um nível antes inimaginável? Reflita com a Pride One!
1 2 3 62
Contato

Fale Conosco

Meu nome é Carlos Augusto e estarei guiando você nas áreas de câmbio, remessa e investimento.

Vamos falar sobre como ampliar os seus horizontes de investimentos juntos?

Envie seus dados que entrarei em contato com você.

    Eu concordo em receber comunicações, de acordo com o Aviso de Privacidade da Pride One.
    Ao informar meus dados, eu concordo com o Aviso de Privacidade.

    Florianópolis - SC - BRA - 88035-200

    Atendimento online por videochamada (Google Meet). Para reunião presencial consulte disponibilidade.

    Não realizamos venda de papel
    moeda no local.

    E-mail: fln@prideone.online
    Orlando - FL - USA - 32819

    Atendimento online através de videochamada (Google Meet). Para reunião presencial consulte disponibilidade.

    E-mail: mco@prideone.online
    Siga nossas Redes Sociais
    PRIDE ONE
    EXCHANGE – REMITTANCE - INVESTMENT
    Made with PRIDE in Florianópolis – SC – Brazil and Orlando – FL – USA
    PRIDE ONE SOLUÇÕES LTDA é um correspondente cambial credenciado pelo Banco Central do Brasil.
    PRIDE ONE SOLUTIONS LLC é um agente autorizado da Golden Money Transfer, Inc.
    Não realizamos negócios nem mantemos o dinheiro de clientes.
    Toda comunicação através da rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas.
    Esse site é seguro. Trabalhamos 100% em criptografia SSL.
    cross